Louis Vuitton celebra 130 anos do icônico monograma; conheça história

Louis Vuitton celebra 130 anos do icônico monograma; conheça história

A grife francesa Louis Vuitton celebra 130 anos da criação de um dos emblemas mais duradouros e reverenciados da história: seu monograma. Criado em 1896 por Georges Vuitton, filho do fundador da maison, o símbolo se tornou um código atemporal da moda, facilmente reconhecido por amantes do luxo ao redor do mundo.

Trajetória do monograma
Em 1896, com o sucesso crescente dos baús da maison, Georges Vuitton elaborou uma estratégia para proteger e reconhecer a autenticidade das peças originais em meio às imitações. Além disso, o sucessor tinha a intenção de homenagear seu pai, Louis, que fundou a marca em 1854.

O monograma criado por Georges se consolidou como uma assinatura que representa o espírito da grife, “capaz de ser impresso ou gravado em relevo em qualquer cor, sobre qualquer superfície — lona, couro, couro sintético ou papel”, conforme registrado em documento oficial. Trata-se de uma composição que une as inicias da marca, LV, e padrões florais.

Georges Vuitton se inspirou na ornamentação neogótica e na influência de movimentos como o Japonismo — febre pela arte e cultura japonesa que marcou o final do século XIX — e Art Nouveau — estilo artístico utilizado na arquitetura e voltado para a natureza.

“Antes de tudo, as iniciais da maison são entrelaçadas de modo a permanecerem perfeitamente legíveis. Em seguida, um losango. Para conferir um caráter específico à forma, ele tornou os lados côncavos e adicionou no centro uma flor de quatro pétalas. Depois, a extensão dessa flor em imagem positiva. Por fim, um círculo contendo uma flor com quatro pétalas arredondadas”, relatou Gaston-Louis Vuitton, filho de Georges, em 1965.

O padrão foi tecido pela primeira vez em jacquard de linho, se destacando na cor terre de Sienne (amarelo-terroso), e aplicado nos baús de viagem da maison. Ao longo do tempo, foi evoluindo para bolsas e nécessaires, provando sua adaptabilidade e atemporalidade como assinatura.

Coleções especiais
Em 2026, a Louis Vuitton apresenta edições especiais de modelos icônicos para celebrar os 130 anos de monograma. Entre eles, estão as bolsas Speedy (1930), Keepall (1930), Noé (1932), Alma (1992) e Neverfull (2007). Além da nostalgia, a grife apresenta também três coleções-cápsula: Monogram Origine, VVN e Time Trunk.

Inspirada pelos seus próprios códigos de savoir-faire, a coleção Monogram Origine revisita o padrão de 1896 sob perspectiva contemporânea. A trama, originalmente em jacquard, é confeccionada em uma mistura de linho e algodão desta vez, explorando tons pastéis.

Já a coleção VVN, celebra a habilidade manual por trás dos artigos de couro da Louis Vuitton. Por fim, Time Trunk apresenta estampa texturizada a partir da técnica trompe-l’oeil — uso do realismo e da perspectiva para criar uma ilusão de ótica — para reproduzir detalhes dos baús históricos da marca.

Deixe um comentário