Dia do Saci celebra o folclore e valoriza a cultura brasileira

Dia do Saci celebra o folclore e valoriza a cultura brasileira

Enquanto o Halloween ganha força em várias partes do mundo no dia 31 de outubro, o Brasil também tem motivo para celebrar nesta data: o Dia do Saci. A data foi criada com o objetivo de valorizar o folclore nacional e fortalecer as tradições culturais do país.

A ideia surgiu em 2002, por iniciativa da Sociedade de Observadores de Saci (Sosaci), formada por pesquisadores e entusiastas da cultura popular que buscavam resgatar personagens e histórias brasileiras diante da influência crescente de costumes estrangeiros. Para eles, o gorro vermelho do Saci deveria ter tanto espaço quanto o chapéu de bruxa.

O movimento ganhou adesão em todo o país e, em 2013, foi oficializado nacionalmente por meio do Projeto de Lei Federal nº 2.479, que instituiu o Dia do Saci no calendário brasileiro. Desde então, a data é lembrada por escolas, grupos culturais e instituições que promovem atividades educativas e artísticas sobre o folclore.

Um dos fundadores da Sosaci, Mouzar Benedito, destacou o propósito da criação da data:

“A cultura popular é um elemento essencial à identidade de um povo. As tentativas insidiosas de apagar do imaginário do povo brasileiro sua cultura, seus mitos e suas lendas representam a tentativa de destruir a identidade do nosso país.”

A celebração busca reforçar o orgulho pelas narrativas que formam o imaginário nacional, lembrando que o Saci — travesso, sábio e cheio de simbolismo — é também um guardião da floresta e das tradições orais que moldam a identidade brasileira.

Fonte: Com informações da CNN

Deixe um comentário