Nos meses de novembro e dezembro, o município de Vitória se transforma em um grande museu a céu aberto com a chegada do projeto “Camaleões Urbanos”, que levará 200 esculturas de camaleões a diferentes pontos da cidade. A proposta convida o público a redescobrir os espaços urbanos e a interagir com a arte de forma acessível e participativa.
As peças, com cerca de 6 centímetros de altura, são produzidas em resina e plástico reciclado de tampinhas de garrafa PET, unindo escultura, fotografia e experimentação artística. Cada uma traz um QR Code que direciona ao mapa interativo Stingnel.Lab, permitindo acompanhar os locais de instalação e a evolução do projeto.
Contemplada pelo Edital nº 09/2024 de Artes Visuais da Secult, a iniciativa conta com recursos do Funcultura e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.
Além das intervenções, o projeto também registrará as etapas de produção e instalação das esculturas, revelando os bastidores e a construção da proposta artística. Quem encontrar um dos camaleões poderá levar a escultura para casa, tornando-se parte dessa experiência coletiva.









Deixe um comentário