O setor de turismo no Espírito Santo segue em ritmo acelerado de expansão. De acordo com levantamento do Portal do Comércio-ES, o volume de atividades turísticas no estado cresceu 6,3% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, superando a média de crescimento do setor de serviços capixaba, que foi de 0,4%.
O estudo, baseado no Índice de Atividades Turísticas (IATUR), mostra que o desempenho atual consolida a recuperação iniciada no fim de 2024, quando o turismo já havia superado os níveis pré-pandemia. A retomada é atribuída ao fortalecimento das rotas regionais, à ampliação da oferta de experiências turísticas e ao aumento do fluxo interestadual de visitantes.
Ainda segundo o portal, o Espírito Santo foi um dos poucos estados do país a registrar variação positiva consistente em todos os primeiros seis meses do ano, com destaque para os meses de março e maio, que apresentaram os maiores avanços no índice.
Além do desempenho econômico, o estado registra altos índices de satisfação entre os visitantes. Pesquisa da Secretaria de Turismo (Setur) e do Observatório do Turismo Capixaba revela que 99,3% dos turistas recomendariam o Espírito Santo como destino de viagem, e 92,4% afirmaram que a experiência atendeu ou superou as expectativas.
Com base nas projeções atuais, o Portal do Comércio-ES aponta que 2025 deve encerrar como o melhor ano para o turismo capixaba na última década, consolidando o Espírito Santo como um dos principais polos emergentes do setor no Sudeste.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo). Com base nos dados da Pesquisa de Identificação do Perfil do Turista no Inverno de 2025. Realizada pela Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur-ES) e da pesquisa do Índice de Atividades Turísticas (Iatur). Realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).









Deixe um comentário