Vitória recebe estreia da 8ª Mostra Sesc de Cinema com 48 filmes

Vitória recebe estreia da 8ª Mostra Sesc de Cinema com 48 filmes

O Sesc Glória, em Vitória, será palco entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025 da estreia nacional da 8ª Mostra Sesc de Cinema, que este ano bateu recorde com 2.145 inscrições, um salto de 40% em relação à edição anterior.

Nesta edição, foram 48 produções selecionadas entre longas, médias e curtas, que receberão licenciamento de quase R$ 200 mil para circulação nas unidades do Sesc em todo o país ao longo de 12 meses. Os filmes foram organizados em três eixos curatoriais: Panorama Brasil com 19 obras, Panorama Infantojuvenil com 10 e Destaques Estaduais com 19. Metade das produções são inéditas e 26 delas são dirigidas ou codirigidas por mulheres, reforçando o protagonismo feminino no cinema brasileiro.

No Espírito Santo, o destaque é o longa O Deserto de Akin, de Bernard Lessa, que foi escolhido para integrar o Panorama Nacional da Mostra. A trama acompanha Akin, médico cubano que veio ao Brasil pelo programa Mais Médicos para atuar em uma comunidade indígena no estado. Com o fim da cooperação entre Brasil e Cuba após as eleições de 2018, ele enfrenta o dilema de retornar a seu país ou permanecer no Brasil, mesmo sem poder mais exercer a medicina.

O lançamento em Vitória também contará com oficinas e mentorias. A programação inclui a oficina Roteiro para Cena com Saskia Sá, oficina de Foley com Brian Baltar e a Incubadora Audiovisual, conduzida pelo coletivo feminino Remonta Audiovisual.

Após os dias de estreia, os filmes poderão ser conferidos em sessões gratuitas no Sesc-ES, conforme programação que será divulgada pela unidade. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Sesc Glória ou pela plataforma online.

Esse evento reforça o compromisso da MSDC com a democratização do cinema e o fomento a vozes independentes que não têm espaço nos circuitos comerciais.

Deixe um comentário