Remédios dominam o mundo corporativo brasileiro

Remédios dominam o mundo corporativo brasileiro

O uso de medicamentos para lidar com estresse, ansiedade e burnout cresceu de forma expressiva entre os trabalhadores brasileiros em 2025, aponta pesquisa da The School of Life em parceria com a Robert Half. Segundo o estudo, 52% dos líderes e 59% dos colaboradores declararam fazer uso desses medicamentos, um salto significativo em relação a 2024, quando os números eram de apenas 18% e 21%, respectivamente.

Apesar da alta adesão, o tema continua sendo um tabu, especialmente entre os gestores: quase 3 em cada 4 preferem não revelar aos próprios chefes que utilizam medicação. A contradição é evidente, já que 56% dos líderes afirmam que suas empresas incentivam práticas de acolhimento emocional.

O fenômeno acompanha uma tendência nacional. Entre 2013 e 2023, os atendimentos de saúde mental na rede pública dobraram, e o consumo de antipsicóticos aumentou mais de 50%. Curiosamente, mesmo com esse crescimento, apenas 40% dos funcionários brasileiros relatam sentir estresse — abaixo da média global.

Deixe um comentário