,

Emoção e tradição marcou o 8º Encontro Interestadual de Capoeira em Cachoeiro-ES

Emoção e tradição marcou o 8º Encontro Interestadual de Capoeira em Cachoeiro-ES

Desde o mês de junho a Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense vem realizando uma série de atividades que integram o seu Pontão de Cultura, projeto que reúne curso, oficinas de transmissão de saberes e eventos tradicionais com os grupos de patrimônio associados à entidade.

Uma das ações do Pontão ocorreu no último domingo (31), com a realização do 8° Encontro Interestadual de Capoeira, no bairro IBC, em Cachoeiro. O evento foi promovido em parceria com a Associação de Capoeira Navio Negreiro, liderada pelo Mestre Timbó e pela Mestra Ligeira – primeira mulher a receber o título de Mestra de Capoeira no sul do Espírito Santo, em 2024.

A programação do encontro incluiu entrega e troca de graduações, samba de roda e a formatura do professor Nanado, como é conhecido na capoeira Leonardo Gomes Pinheiro.

“A capoeira, para mim, nunca foi apenas levantar a perna ou aplicar um golpe. Ela vem da alma, do coração e da convivência com irmãos que a vida me deu. Com muito orgulho e gratidão, sigo firme e comprometido em carregar a bandeira do grupo Navio Negreiro, mantendo viva essa tradição até o fim”, afirma Leonardo, que recebeu sua graduação de professor no encontro.

Marcaram presença na festa mestres, contramestres, professores e profissionais da capoeira de diversos grupos do sul capixaba e do Rio de Janeiro. A mestra Ligeira afirma que “esse é um momento que representa o início da caminhada para muitos e a confirmação da trajetória para tantos outros. Nossa associação é conduzida com firmeza e tradição por mim e pelo mestre Timbó, e seguimos guiando esse navio com propósito, ancestralidade e axé”.

Fonte: Patrimoniocachoeiro

Deixe um comentário