Trend da Chupeta divide opiniões: alívio para uns, risco para outros

Trend da Chupeta divide opiniões: alívio para uns, risco para outros

Rodou um vídeo do ator e humorista Franklin Medrado, essa semana, brincando com um tema um tanto inusitado: o uso de chupeta por adultos para lidar com ansiedade e estresse. A brincadeira pegou porque a ideia, por mais estranha que pareça, realmente virou uma febre recentemente.

O motivo? O ato de sugar traz uma sensação de calma imediata, já que remete ao conforto da infância. Para alguns, a chupeta funciona como um “objeto de transição”, assim como roer unha, morder caneta ou apertar uma bolinha antiestresse.

Mas, apesar da onda divertida que o tema gerou, psicólogos alertam que essa prática não deve ser encarada como tratamento. O alívio é real, mas passageiro e pode até gerar dependência ou trazer problemas físicos, como impacto nos dentes e na mandíbula, se usada em excesso.

Os especialistas reconhecem que, de forma pontual, não há grande prejuízo. Mas reforçam que existem opções mais saudáveis e eficazes para lidar com ansiedade: respiração, mindfulness, exercícios físicos, relaxamento muscular e, claro, terapia.

Veja o vídeo na rede do humorista:

Deixe um comentário