O Plastic Free July é um movimento global que visa reduzir o uso de plásticos e promover escolhas mais sustentáveis. Embora muitas vezes associado a itens como canudos e sacolas, o problema do plástico vai além e inclui as roupas que usamos. Muitas roupas são feitas de fibras sintéticas, como o poliéster, que é derivado do petróleo e libera microplásticos nos rios e oceanos durante a lavagem.
Essas fibras se escondem sob nomes técnicos, mas o dano que provocam é visível: bilhões de microplásticos são liberados nos rios e oceanos a cada ano, invadindo os corpos de peixes, tartarugas, aves e até mesmo os nossos próprios órgãos.
O algodão é uma fibra vegetal biodegradável e renovável que pode ser uma alternativa mais sustentável às fibras sintéticas. No Brasil, 80% da safra de algodão é certificada socioambientalmente, e a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) vem liderando esforços para promover o uso de algodão sustentável.
A escolha de tecidos pode ser uma decisão ética que impacta o meio ambiente e a nossa saúde. Ao escolher algodão, estamos escolhendo um material que respeita o ciclo da vida e é mais sustentável do que as fibras sintéticas. É hora de respirar novos ares e vestir tecidos que fazem o mesmo.









Deixe um comentário